sábado, 26 de novembro de 2016

O argumento da invisibilidade



Alguns dos meus amigos religiosos adoram um argumento a favor de Deus que eu chamo de argumento da invisibilidade. 
O crente começa por fazer uma pergunta: "Tu consegues ver o amor?" Ou "Tu podes ver o ar?" E eles esperam que tu respondas: "Não". 
E quando tu respondes assim, eles aplicam o KO: "Tu não podes ver o amor, mas tu sabes que ele existe. Da mesma maneira, tu não podes ver Deus, mas tu podes saber que Deus existe!"

Para perceber o problema que há com este argumento, vou defini-lo como um silogismo:

P1 - Há algumas coisas que não podemos ver mas que sabemos que existem.

LOGO

C1 - Coisas que não podem ser vistas podem existir.

P2 - Não podemos ver Deus.

LOGO

C2 - Poderia ser possível saber que Deus existe.

O que é interessante sobre este argumento é que ele é logicamente sólido. O problema é que não demonstra que Deus existe, apenas demonstra que Deus PODERIA existir apesar de ser invisível.

Sabemos que algumas coisas que não podem ser vistas, existem. Mas sabemos que existem porque temos evidências não-visuais. Por exemplo, podemos detectar o ar de muitas maneiras: através dos moinhos de vento, elevação de aeronaves e encher pneus de carro. Podemos até mesmo detectar os gases individuais de que o ar é feito. Mas já não temos a mesma sorte com Deus. Não podemos ver Deus nem temos nenhuma evidência não-visual de que Deus existe. Então, se este é um argumento baseado numa analogia, é um argumento sem bases pois a analogia é falsa.

Na verdade, o argumento é uma tautologia: não nos diz nada. A conclusão (C2) é logicamente equivalente à primeira premissa (P1).

Então, se tu és um crente, por favor, não uses este argumento, pois ele, literalmente, não te leva a lugar nenhum.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell


1 comentário:

  1. Podemos conhecer a composição química e medir propriedades físicas do ar. Podemos também conhecer a neuroquímica associada ao amor e reconhecer que os laços sociais entre animais gregários muito provavelmente foram "encorajados" pela evolução biológica. Quanto a Deus...nenhuma prova, nenhuma medida, nenhum padrão, nada! A atmosfera e os relacionamentos sociais encorajam a pesquisa, o trabalho colectivo e a discussão. Deus, uma das piores criações da humanidade é o que é,..., ou melhor, não é. Que a Humanidade se livre desse gigantesco nada que envenena tudo.

    ResponderEliminar