segunda-feira, 10 de abril de 2017

Satanás: um pecador ou um salvador?




Satanás pode ser a pessoa mais incompreendida em toda a mitologia. Milhões de cristãos temem e desprezam Satanás enquanto adoram e amam a Deus, mas será isso justo?

OK, os cristãos acreditam que Deus criou tudo, mas Deus era um assassino implacável. Ele era injusto, era frequente andar a matar os inocentes para punir os culpados. Deus era ciumento e tratava os seres humanos como os seus brinquedos, como uma criança arrancando as pernas duma aranha. Deus era um valentão cósmico.

Deus não queria que os seres humanos tivessem conhecimento do bem e do mal, mas agora pensem no que isso nos teria levado se não tivesses esse conhecimento. Sem esse conhecimento, qualquer coisa seria aceitável: genocídio, violações (estupro), abuso de crianças... O que é que há de errado com essas coisas? Esse seria o nosso mundo se não entendêssemos a diferença entre o bem e o mal.

Satanás era um anjo rebelde, mas ele era rebelde por boas razões. Ele entendeu como Deus era mau e queria fazer um mundo melhor. Satanás ajudou os humanos a entender a diferença entre o bem e o mal, mas a resposta perversa de Deus foi simplesmente de amaldiçoar todos os descendentes de Adão para todo o sempre, e tornar as suas vidas curtas e dolorosas.

Deus matou dezenas de milhões de seres humanos e animais com as suas birras e mau carácter. Já Satanás matou apenas dez indivíduos e eles foram mortos como uma aposta com Deus e com a permissão de Deus. E nunca esqueças: Deus, não Satanás, inventou e criou o inferno, o mais terrível lugar de tortura jamais planeado!

É verdade que a Bíblia diz coisas ruins sobre Satanás. Ela diz que ele é um mentiroso e tenta as pessoas a fazerem o mal. Mas, se Deus é o cara mau que inspirou a Bíblia, o que podias esperar que ele dissesse sobre o "bom rapaz"? Se calhar devia-se acrescentar o "assassinato de carácter" à longa lista dos crimes de Deus...

Deus cometeu muitos erros, mas ele conseguiu fazer uma coisa bem: ele conseguiu enganar mais de dois mil milhões de cristãos a pensar que Satanás é o vilão da estória quando afinal o vilão sempre foi Deus.

Que confusão! Bom trabalho, só que é apenas mitologia.



Traduzido e adaptado de Bill Flavell





Sem comentários:

Enviar um comentário